E-mail a Michel Temer

Foto: José Cruz/Agência Brasil | fotospublicas.com.

Brasil, 08 de dezembro de 2015.

Senhor Vice-Presidente,

“Accipe quod tuum, alterique da suum”

(“Aceita o que é teu e dá o alheio a seu dono”)

Por isso respondemos sua carta com um e-mail. Sim, um e-mail: há pelo menos vinte anos essa é a forma mais utilizada para a troca de correspondências entre as pessoas. E a respondemos porque a “carta”, a toda evidência, não se destinava a Dilma, mas a nós, à plateia que acompanha o espetáculo da pequena política capitaneado pelo seu partido.

Por mais que a opção pela carta sugira que você – Vossa Excelência, perdão – é um sujeito ultrapassado, o momento de divulgação da missiva antecipa o papel que lhe cumprirá no jogo de cena do impeachment. Em um único ato, Vossa Excelência saiu do papel de vice decorativo para protagonista do golpe.

Na sua carta, fica claro que as demandas que mais o magoaram estão relacionadas ao loteamento de cargos e às vaidades do poder – a queixa à não participação na definição da política econômica é meramente protocolar. Isso explica porque, somente agora que o impeachment caminha oficialmente, Vossa Excelência começa a querer se distanciar do governo. Por que não antes?

O distanciamento de projetos políticos entre o PT e o PMDB (e suas legendas-laranja, como o PRB, o PTB, o PR e afins) sempre nos foi cristalino. Não é só Dilma: nós, a plateia, também nunca confiamos no PMDB. Nós sabemos que seu partido está presente em todos os escândalos de corrupção do país, que os deputados do PMDB eram os beneficiários do Mensalão, que o PMDB e o PR são apontados na Lava-Jato como os mentores do esquema. Foi a sua legenda, ademais, que lançou e elegeu Eduardo Cunha na presidência da Câmara.

Sua carta só mostra que Dilma estava correta em não lhe prestar confiança. Nós sabemos que o projeto político do PMDB se resume ao poder em benefício próprio. O pouco caso que o seu partido faz do interesse público é tanto que, na tarde de hoje, todos assistimos à liderança peemedebista medindo forças com a dissidência interna adepta do “quanto pior, melhor”.

Nós temos ciência de que a batalha travada pelo impeachment é uma disputa pelo poder, e não contra a corrupção. Com o impeachment, o PMDB, que sempre esteve à sombra das Presidências – mas junto de todos os governos, para garantir seus preciosos cargos –, poderia conduzir seu projeto de poder com as próprias mãos.

Mas vocês não vão nos enganar. Vossa Excelência tem razão: não temos confiança em você e no PMDB, e não teremos amanhã. Lamentamos, mas esta é a nossa convicção.

PS: Nós vimos Sarney digitar “45” na urna eletrônica.

Para acompanhar nossas publicações, curta a página do Pandora Livre no Facebook.

pandora-livre

Politicário

, , , , ,

Deixe um Comentário

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva dos/as leitores/as. Serão deletadas ofensas pessoais, preconceituosas ou que incitem o ódio e a violência.

Comente usando o Facebook

16 comentários

  1. Eu fui na manifestação gastei e tudo para ver que a infestação continua…Eu não quero voce como presidente e funcionário meu, se não desistir iremos à rua ou ao congresso e tirá-lo à força sai daí bando de vermes sangue suga suma desapareça morra filhos de uma puta não vamos aceitar não…lançaremos um estado brasileira de ataques a corruptos….sai cunha sai conde drácula sai renam cabelo jereissati e apenas mais uns 5.000 nós não votamos em voces e sim nas mentiras que nos contaram….sai praga sai ratos voces nem imaginam o que nós estamos tramando para deixar ai sem dinheiro e os mamadoreres desistirem, aonde não tem merda mosquito não vai.eu tenho nojo quando os vejo. vai ter fim aguarde bando de mortais inconsequente.

    1. SEM PAPAS NA LÍNGUA
      De que serve um merda de um Presidente da República, cuja única intenção é a de subtrair da nação e sanciona leis que fazem o mesmo? Para que o POVO manter um Presidente da República que serve de fantoche para grandes Corporações? Esse acordo espúrio entre Michael Temer, Rodrigo Maia, Renan Calheiros e o STF está literalmente destruindo o país e levando o POVO para uma guerra civil, e numa guerra vale tudo. O POVO não vai engolir uma reforma da Previdência Social sob a alegação de falta de dinheiro e ter as dívidas das grandes empresas com a mesma Previdência na casa de Bilhões perdoada. O POVO não vai engolir a doação das nossas TELES e o perdão das dívidas das concessionárias dessas TELES com o dinheiro mudando de mãos entre Empresários e Parlamentares corruptos que brincam com nosso patrimônio. E principalmente o POVO não vai aceitar pacificamente que parlamentares corruptos, ladrões, a moral e desprovido de qualquer tipo de ética ouse SE QUER TOCAR NA NOSSA CONSTITUIÇÃO.
      Não sou a favor da anta da Dilma ou do pilantra do Lula, mas vocês não são diferentes daqueles que querem se perpetuar no poder sufocando e oprimindo o POVO porém, de uma coisa tenhas certeza…. VOCÊS NÃO VÃO MAIS NOS ROUBAR SEM RESISTÊNCIA.
      Emilson Araújo

  2. Nao vou pagar o pato se for assim o skaf nos enganou e isso nao vai ficar barato so invés de impostos cpmf andam com o carro seu e coloque gasolina do seu bolso aproveita Para faxer plastics com seu salario has estamos de daco cheio srm imposto ou haverá independencia pu morte e tira o dálario da dilmanta e do lularapio afinal EU rstou desempregada come do ovo cozido todos is dias façam isto yambém que saimos do buraco parem de andar de jatinho andam de onibus com pneu care a Como o povo Vida fe gado pu a coisa vai ficar preta vices ficam viajando de Lugar em Lugar com nosso suposto dinheirocoisa que nao temps maid and de bicicleta Como no’s estamos fazendo e nao esqueça de separat dinheiro pro pedágio do alckmin ajuda o Brazil ou vices nem

  3. Presidente o Sr. tem que abaixar o imposto do feijão pois os brasileiros estão sem condições de compra-lo por conta do preço muito alto, essa alimentação é é básica na mesa dos brasileiros. Agradecida.

    1. Sr. Presidente o Sr. tem que abaixar o imposto do feijão, essa alimentação é básica na mesa dos brasileiros e com esse almento absurdo estamos sem condições de compra-lo. Agradeço.

  4. Sr presidente eu estou quase passando fome por causa desse maldito PT que acabou com tudo só não acabou com eles,, e o senhor deveria deixar as palavrinhas bonitinhas bonitinhas de lado pois o sr tá sendo alvo de chacotas de zombaria ,, primeiro pela sua educação ,,,,,seja igual o Lula

  5. O tal de Ricardo Boechat da radio bandeirantes no (café com jornal) chegou a chamar o sr de patetico em sua defesa contra o tal de Machado O sr não pode permitir isso pois estão com certeza a mando do PT acabando com sua moral e dando a entender que o sr não é absolutamente nada

  6. Sr Presidente, minha preocupação maior é com as altas permamente das compras no supermercado setor ALimentação, que tal, voltar a tabela unica para os SUPERMERCADOS? Quem sabe assim, os Brasileiros poderiam levar para suas casas o que na verdade precisam para sobreviver ao aumento permanente e sem freio desta Rede, que só visa lucro.
    Ats,

  7. Bom dia.

    Estou preocupada com a situação do brasil, e nosso futuro.ref. aposentadoria de quem ai e a minha tambem.

    Vai que tal tirar um pouco de dinheiro dos convenios que recebem absurdo dos pagam,e quando não pode mais efrurem os seus são excluido do plano e vao direto para o Sus,Eu acho que deveria ser assim se posso pagar um convenio particular deveria ser o valor da metade do pagamento deveria ser destinado ao inss.Eu uso sus e pg o inss,e sempre que eu precisei fui atendida. Portanto para aumenta a recadação do inss incluir a cobrança direto do cliente que pagam convenios particular pelo menos a metade do custo. Esta e minha opiniao.

    Abrigado.

  8. Boa tarde Sr. presidente, umas das ações que poderia fazer para ajudar as micro empresas , seria a possibilidade de poderem trocar as notas de empenho com os bancos públicos, onde poderia ser descontado até 5%.

  9. 2016 está acabando… Mas reflitamos profundamente. Ano bom: decadência de Coração Valente©… Eis:

    Na música brasileira temos a baixa-cultura corroborada pelo PT nesses 13 anos. O atual lixo cultural do Brasil petista. Anos bem ruins…

    DILMA é um produto a ser consumido e comprado (mesmo que sem dinheiro). Um produto tal qual um “Danoninho©”, produto esse industrial, com sedutoras fotografias de suculentos morangos externos (naturalmente que não física e materialmente internos!). Pegando na real o consumidor pela imagem mítica e não pela realidade interna.

    «Coração-Valente©» (até Lula sabe! Não sejamos bobos): tal qual a frase mítica do Danoninho© que “vale por um bifinho”, também a pupila de Lula utiliza-se de um simulacro mítico que não reflete o “interior do pote”; a saber: a incapacidade dela de governabilidade, péssima articulação política (Maquiavel), horroroso projeto econômico de fiasco a pino, e ineficácia republicana, fraude. ¿O que adianta, então, afinal, o mito publicitário engana-trouxa de «Coração-Valente©»? Adianta nada!

    E, complexando um pouco [não precisava…; mas vai aí], que discursa assim: «(…) não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder.». Esse é o ver-da-dei-ro Coração-Valente© dos anos 60… Ponto final.

    Eis aí a utilização de clichês publicitários míticos para pegar o eleitor pelas VÍSCERAS: acertados, mas, verdadeiramente, engana-trouxa… A minoria escapa da artimanha, da burla e da ilusão petista.

    Verdadeiramente, a VIGARICE & picaretagem é a POPULARIDADE DE MITOS como a MITOLOGIA do «Coração Valente©,»… Um produto a ser vendido e comprado pelo eleitor, devido apenas ao vazio do mito.

    E, também, por outro lado, o problema é a SUAVE & disfarçada truculência do PeTê… Repare:
    É evidente que o Petismo se utiliza de técnicas das mais brilhantes de publicidade; brilhantes, mas embusteiras.

    ¡Jamais 1 Danoninho© vale por um bifinho!

    P.S.:
    ¿Como identificar um petista? Simples! Pela escrita. É singelo e sem enfeites. Veja:

    Amam o FHC (de maneira enrustida), a toda hora estão a falar no velho…

    E, mais singelo, amam o PSDB à distância — não chegam perto, a longos 13 anos, falam sem parar no partidinho com rigor acadêmico, análise e tudo… São loucos inconscientes para ter como 2ª mulher ou amante o PSDB… Amor enrustido.

    [Obs.:
    Na música brasileira temos a baixa-cultura corroborada pelo PT nesses 13 anos. O atual lixo cultural do Brasil petista. A breguice, cafonice, baranguice e o kitsch do Petismo].

  10. EU EXIJO O VETO DA LEI DE MIGRAÇÃO!!
    O POVO BRASILEIRO EXIGE O VETO DESSA LEI ABSURDA!
    ESCUTE A VOZ DAQUELES QUE MANTÊM TODOS VOCÊS AÍ EM BRASÍLIA.

  11. porque nao fz uma lei que mexa com os salarios dos congrecistas do presidente as aponsentadorias as regalias os cafezinhos de 5,000 reais por que por por que que??????????????????????????????????????????????????????????????????????

  12. Excelentíssimo Senhor Presidente da República Michel Temer,
    A Vossa Excelência foi muito infeliz ao proferir as seguintes palavras: “cada um quer derrubar o outro.” Infelizmente diante de tanta corrupção e impunidade o melhor investimento e altamente rentável seria abrir uma pizzaria, não é mesmo? O único nessa imoralidade toda prejudicado é o povo brasileiro. Esse sim está sendo derrubado e massacrado ao longo das gestões governamentais sucessivas. Quer provas? Contra fatos não tem argumentos: o SUS, segurança pública, educação, transporte público, etc. Fora as reformas trabalhista e previdenciária que estão sendo adotadas afim de cobrir os rombos dos cofres públicos que vocês fizeram ao longo das décadas. Gostaria de saber como ficará as reformas trabalhista e previdenciária das forças armadas e dos senhores parlamentares, se serão feitas com a metade das medidas covardes tomadas contra o povo brasileiro.
    Sinceramente Excelentíssimo Senhor Presidente, a tendência é apenas piorar, como um câncer, algo irreversível. As trágicas consequências de vossas medidas e atitudes cairão sobre vossas próprias cabeças.

  13. Dear Mr. President,
    I condemn the killing of indigenous peoples of Brazil and South America by ruthless gold miners or other greedy land claiming individuals. I would hope the government of Brazil will protect their rights to their land and way of life. It would be sad if the world loses these proud and unique and self sustaining peoples. Thank you for listening to me.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *