Resistir com Arte: Mulheres e Cinema

Divulgação.

De 2 a 5 de agosto de 2016, o ciclo Resistir com Arte realizará a 1ª Mostra Mulheres e Cinema, que trará onze filmes  dirigidos por mulheres e discutirá em 4 mesas de debates o papel da mulher no cinema. O evento acontecerá de terça a sexta-feira, sempre a partir das 19h, no Auditório da Biblioteca Latino-americana do Memorial da América Latina, em São Paulo – SP. A proposta do evento é dar destaque para filmes realizados por mulheres e que debatam algum tema relacionado às mulheres.

O Resistir com Arte é um ciclo de eventos que visa debater as intersecções entre arte, política e gênero, propondo reflexões sobre o modo como diferentes formas de experiências estéticas e artísticas estão pensando o papel, a representatividade e o protagonismo da mulher, atualmente, na sociedade. A Mostra conta com o apoio do Projeto Atadas, que busca incentivar o debate sobre  violência doméstica contra a mulher através do cinema e da internet.

Segundo Tarsila Nakamura, cineasta e diretora do Projeto Atadas, “A 1ª Mostra Mulheres e Cinema é uma ideia que já vem maturando na minha cabeça há anos. É um espaço que dá destaque à produção de mulheres, abrangendo, além da discussão do espaço da mulher nas equipes audiovisuais, outras agendas importantes e urgentes às mulheres, como a violência contra a mulher, o empoderamento de meninas, a representação da mulher negra no audiovisual, entre outros”.

Cena do longa “De Menor” (2013), de Caru Alves de Souza.

Na noite de hoje, 2 de agosto, às 19h, a abertura do evento contará com a exibição do longa-metragem “De menor”, de Caru Alves de Souza. Na sequência, haverá uma mesa de debate com tema “O protagonismo da mulher na produção audiovisual” que contará com a presença de Caru Alves de Souza, diretora do longa; Marília/ Franco, diretora do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina no Memorial da América Latina; a cineasta Eliane Caffé, diretora dos premiados longas “Kenoma”, “Narradores de Javé” e “O Sol do Meio Dia” e o Coletivo Vermelha, formado por diretoras e roteiristas, cujo objetivo é compreender qual o espaço ocupado pelas mulheres no meio audiovisual, tanto nos seus processos de produção e funções, como nas formas em que as mulheres são representadas. O debate será mediado por Tarsila Nakamura, que também é curadora da 1ª Mostra Mulheres e Cinema.

Todas as noites, após a exibição dos filmes, acontecerá uma mesa de debate com as realizadoras dos filmes exibidos no dia junto com algumas convidadas. Esses debates, segundo a organização do evento, vão além do tema da produção cinematográfica, passando por questões como a violência contra a mulher, o empoderamento de crianças, desigualdade de gênero e o protagonismo da mulher negra no audiovisual.

Confira a programação da Mostra e a lista de convidadas por dia:

02/08 (terça-feira), às 19h
Exibição do longa “De Menor” (2013, de Caru Alves de Souza)
MESA DE ABERTURA
Caru Alves de Souza;
Marília Franco;
Eliane Caffé;
Coletivo Vermelha
Mediação: Tarsila Nakamura.

03/08 (quarta-feira), às 19h
Exibição dos curtas:
Atadas, de Tarsila Nakamura;
– Quem matou Eloá?, de Lívia Perez;
– Viver de mim, de Juily Manghirmalani.

MESA Estigmas e Libertação: discutindo a violência contra a mulher e sua representação
Convidadas: Marina Ganzarolli: advogada, mestra em Sociologia Jurídica (FD-USP) e co-fundadora da DeFEMde – Rede Feminista de Juristas e Camila Caringe: jornalista e editora do site Versa Maria sobre violência doméstica;
Mediação: Mônica Duarte Bulgari, cientista social e jornalista. Pesquisadora da área de Gênero, atualmente com o projeto de pesquisa sobre as tirinhas da cartunista Laerte Coutinho.

04/08 (quinta-feira), às 19h
Exibição dos curtas:
– A festa da Joana, de Vera Vasques e Kelly Cristina Spinelli;
Parece Comigo, de Kelly Cristina Spinelli;
Fábula de Vó Ita, de Thallita Oshiro e Joyce Prado;
– Corpo Manifesto, de Carol Araujo.

MESA Pra lá das formas prontas: o empoderamento de crianças, gêneros e feminismos
Convidadas: Helena Bertho – Jornalista e editora da Revista AzMina e Gabriela Romeu – Jornalista especializada em produção cultural para a infância, documentarista e escritora.

05/08 (sexta-feira), às 19h
Exibição dos curtas:
– O dia de Jerusa, de Viviane Ferreira;
Empoderadas – Episódio “Criola”, de Renata Martins com Carol Rodrigues;
À Meia Vista, de Pris Oliveira.

MESA Empoderamento e Raça: o protagonismo da mulher negra na produção audiovisual
Convidada: Jéssica Moreira, representante do coletivo Nós, mulheres da periferia
Mediação: Fernanda Lomba, produtora executiva na Encouraçado Filmes. Já atuou em produções de teatro e eventos culturais diversos, e está produzindo o longa documental FOICE A FACE: representatividade negra nas Artes.

Serviço


O quê: 1ª Mostra Mulheres e Cinema

Quando: de 02 a 05 de agosto de 2016, sempre às 19h.

Onde: Auditório da Biblioteca Latino-Americana

Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda

Entrada: portões 2 e 5 / Estacionamento (pago): portões 4 e 8

Ingressos: Entrada gratuita

Certificado: Haverá emissão de certificado de participação

Redes sociais: www.facebook.com/resistircomarte

 

Organização

Fundação Memorial da América Latina

Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL)

Projeto Atadas

Centro Interdisciplinar de Gênero da Unifesp (CIG)

USP

pandora-livre

Artecétera

, , , ,

Deixe um Comentário

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva dos/as leitores/as. Serão deletadas ofensas pessoais, preconceituosas ou que incitem o ódio e a violência.

Comente usando o Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *