Sobre Nós

As mulheres são as principais consumidoras de informação pela Internet, no entanto, aparentemente são minoria na produção de comunicação quando os temas dizem respeito às grandes decisões da humanidade. Os principais debates envolvendo política, cultura e sociedade ainda são protagonizados por vozes masculinas, e às mulheres são relegados assuntos a um público restrito, quase sempre circunscritos a temas relativos à moda e à beleza.

Acreditamos que a democratização do acesso à informação deve vir acompanhada da democratização de sua produção, e para isso, o Pandora Livre pretende ser um site protagonizado por mulheres – mas não exclusivamente feito por elas – com um conteúdo diverso que contemple o público mais amplo possível. Queremos subverter essa ideia de mundo dicotômico, onde o universal sempre foi reservado ao masculino e o particular, ao feminino. Queremos nosso lugar no mundo político, já que somos igualmente impactadas pelas grandes decisões.

O nome do blog foi escolhido em razão das narrativas da mitologia grega que envolvem Pandora, a primeira mulher que Zeus mandou criar, como parte de seu plano para se vingar de Prometeu. O mito de Pandora, sobre a caixa da qual escapam todos os males, faz pesar contra si a responsabilidade pelas desgraças e calamidades vividas pela Humanidade.

Por isso, “Pandora livre” remete a uma releitura da origem feminina, atribuindo-lhe livre-arbítrio e independência desde o começo dos tempos.

Concebendo-se a liberdade plena – e, assim, a igualdade – à primeira das mulheres, suas sucessoras não teriam sobre si o peso de uma longa história de subserviência e coadjuvação no passado da Humanidade. Sem lembrar, ou serem lembradas, de que a si caberia um papel menor, as mulheres seriam naturalmente autônomas e sem freios sociais, estando livres para desempenhar com plenitude seu papel na engrenagem política do mundo.